Pular para o conteúdo principal

Fonasefe delibera orientações para o Dia Nacional de Luta em 28 de março

28 de março será o Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência, Trabalhista e em Defesa dos Serviços Públicos

As entidades nacionais dos Servidores Públicos Federais (SPFs) que compõem o Fonasefe reuniram-se em Brasília na quarta-feira (22). O objetivo foi o de avaliar as ações desenvolvidas no Dia Nacional de Luta acontecido em 8 e 15 de março, bem como discutir o novo ato em 28 de março, também um Dia Nacional de Luta contra as reformas Trabalhista e da Previdência.

A Fenajufe foi representada pelos coordenadores Adriana Faria, Gerardo Lima e Helenio Barros.

Na avaliação das entidades, a única forma de enfrentamento aos retrocessos é através da união das diversas categorias do serviço público e intensificar a construção da greve geral.  

Ao fim dos debates restou deliberado que o 28 de março será o Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência, Trabalhista e em Defesa dos Serviços Públicos. Nesse dia deverão ser realizados atos unificados nos estados, com todas as entidades dos serviços públicos, centrais e demais movimentos sociais, com realização de vigílias nas Superintendências da Previdência Social nos Estados.

Em Brasília o Dia Nacional de Luta seguirá a seguinte programação:

- 7h - concentração no aeroporto de Brasília para pressionar os parlamentares contra a PEC 287, seguida de carreata até o MPOG (Bloco K)

- 9h - concentração no MPOG (Bloco K) para cobrar resposta da Pauta de Reivindicações dos SPF e exigir reunião de negociação

- 13h - atividade no Congresso Nacional, concentração em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados 

A Fenajufe orienta aos sindicatos intensificarem a pressão sobre os parlamentares, tanto nos aeroportos quanto nas residências e escritórios políticos. Orienta ainda que os sindicatos da base se unam às demais entidades representativas na busca do fortalecimento da união dos trabalhadores contra os ataques do governo.

Para auxiliar os sindicatos no trabalho de conscientização da base e construção da resistência, a Fenajufe montou em seu site uma pasta específica para a Reforma da Previdência. A sugestão é que os sindicatos montem kits com materiais disponibilizados e distribuam durante as visitas porta a porta. Outra recomendação da Fenajufe é quanto à participação dos sindicatos e da base nas reuniões nos Fóruns de servidores públicos federais nos estaduais e DF, onde houver, bem como a articulação para criá-los onde não houver.

O relatório completo da reunião do Fonasefe pode ser acessa AQUI.

Fonte: Fenajufe.